sábado, 31 de março de 2012

Me dá um abraço?

OMG, mais de um mês sem publicar aqui no Leiturinha. Não é falta de assunto, é falta de sentar pra escrever, mesmo.

Enfim, andei pensando a respeito da relação das pessoas com o outro. A respeito da sua dificuldade em dar e receber afeto. Um domingo há algumas semanas, estavamos eu e Suzana Yoko passeando pela avenida Paulista, dando voltinhas pela feirinha de antiguidades do MASP. Naquele dia havia um grupo de jovens de no máximo vinte e poucos anos portando cartazes com escritos como "Abraço Grátis". Você passava pela turma e eles te ofereciam um abraço.

As reações das pessoas, claro, variavam, umas recusavam, outras saiam correndo e outras aceitavam o abraço timidamente. Minha primeira reação quando me ofereceram o abraço foi recusar. Eu ficar abraçando uma pessoa estranha? Tá doido? Mas aí, logo depois de recusar uns dois abraços, me senti a pessoa mais careta do mundo. Logo eu? Descolada. Moderna. NOT. Aceitei o próximo abraço que me ofereceram. E voilá! Foi uma delícia receber aquele abraço. O rapaz que nos abraçou estava carregado de uma energia tão boa e tinha um sorriso tão sincero que fiquei contagiada. Quase peguei uma plaquinha e fui oferecer meus abraços também.

Semanas depois, fui a uma formatura de curso de engenharia. Formatura hoje é igual qualquer balada, uma micareta em trajes de gala. Nada contra balada. Adoro. Mas o que me chamou a atenção, é que estava muito mais fácil ver pessoas aceitando beijos na boca na formatura, do que foi ver pessoas aceitarem abraços na avenida Paulista.

Pelo que me parece as pessoas tem achado mais fácil se entregar a uma troca de conteúdo mais sexual, do que a uma troca afetiva. Não tem nada de errado a troca sexual pelo puro prazer, mais uma vez, adoro :-) Mas por que o medo do afeto? Será que as pessoas tem medo de se mostrarem frágeis? Será que é individualismo? Não sei.

Genten, afeto é uma coisa deliciosa. Não há de ter medo. Não tema tocar o outro ou se deixar tocar. Você não vai ter sua alma roubada. Nem vai estar obrigado a ir pra cama com a pessoa. É um ato de calor humano.

Me dá um abraço?

Nenhum comentário: