quinta-feira, 9 de junho de 2011

Quantos anos você tem?

É interessante como a vida da gente se mede numa régua de anos cronológicos. A gente sempre quer saber quantos anos uma pessoa tem. Quer saber se a pessoa é muito jovem ou velha demais pra fazer isso ou aquilo. Para namorar esta ou aquela pessoa. Pra assumir ou não uma certa responsabilidade.

Quando eu completei 36 anos, me dei de presente uma guitarra e resolvi aprender a tocar. Houve quem olhasse pra mim e me achasse uma ridícula querendo bancar a adolescente. Por acaso alguém vai dizer ao B.B. King, ao Santana, ou ao Eric Clapton que eles deveriam parar de tocar guitarra porque isso é coisa de adolescente? Me deixa tocar, ué.

A maioria dos meus amigos também passou dos 30 faz algum tempo. Mas ainda adoramos sair, beber, ouvir música, dar risada. Meus pais passaram dos 60 e ainda adoram as mesmas coisas. Tem idade pra ser feliz e aproveitar a vida?

Então fiquei pensando e percebi que sim, estou velha demais pra algumas coisas e não estou velha demais pra outras. Fiz uma lista.

Eu estou velha demais para :
  1. Aguentar gente que só fala bobeira.
  2. Perder tempo com quem não tem nada a acrescentar na minha vida.
  3. Emendar uma noite de balada na outra - Me dá preguiça.
  4. Jogar "Escravos de Jó" - Meu pobre fígado não tolera. Fora que agora as garrafas que eu compro são bem mais caras!
  5. Aguentar multidão pisando no meu pé - Não, eu não vou ao Rock in Rio.
  6. Comer porcaria - Sou fresca, gosto de comida bem feita.
  7. Fazer o que não gosto - Ah, como é boa a liberdade que vem com a independência financeira.
  8. Perder tempo! - A esta altura já deu pra perceber que a vida passa e a hora é agora.
  9. Querer que minha bunda seja perfeita - Gente, não dá. Tenho tentado, ela só fica boa :-(
Eu não estou velha demais para :
  1. Andar de skate no parque num dia de sol - Acho que tá na hora de eu comprar meu long. O aluguel subiu muito!
  2. Curtir um bom show - De rock de preferência!
  3. Sair a noite pra dançar - Isso não cansa nunca.
  4. Entrar pra uma banda - Yeah babeee!!
  5. Aprender a falar uma lingua estrangeira - Francês está nos meus planos agora.
  6. Começar uma carreira nova - Apesar de que hoje eu me preocupo em manter o que já conquistei.
  7. Viajar pelo mundo e conhecer gente interessante - Alias acho que isso não vai mudar nunca.
  8. Começar uma família.
  9. Perder tempo - Sim, eu mereço "bundar" um pouco.
Não tem idade certa pras coisas. Existe a hora da gente, certo?

Mas uma coisa sim é certa. Você fica realmente velho quando começa a ter medo de tudo e acha "inadequado" tentar o novo. Quando perde a capacidade de gostar da vida. Quando deixa que a motivação se vá. Quando perde a curiosidade. Quando deixa de se apaixonar. Quando fica fechado, rancoroso, ranzinza, mofado. E não precisa ser cronologicamente velho pra isso.

Let´s be young!

2 comentários:

Ligia Guelfi disse...

Amiga, ameeeei seu texto!! Mto bom!! A juventude e a velhice estão na cabeça das pessoas. Não existe idade para isso ou aquilo. Eu super concordo com suas listas, me identifiquei com vários itens!!
kkkk, eu tbm não vou ao Rock in Rio... e tbm adoooro bundar!!
bjooo!! :)

Anônimo disse...

Sérgio de Toledo disse: Adorei! Assino embaixo. Inclusive dos seus do's and don'ts... hehehe... Ficar mais experiente é bom porque você consegue ver melhor, entre as coisas "de jovem", o que é bom mesmo e o que é só chinfra!