quarta-feira, 11 de maio de 2011

What´s wrong with people???

Gente, sinceramente, o que está acontecendo com as pessoas do mundo? É Bolsonaro que resolve distribuir kits anti-gay nas escolas do Rio. São os moradores de Higienópolis que não querem pobres nas suas calçadas. São as pessoas que param nas vagas de deficientes físicos e idosos mesmo sendo saudáveis. Pessoas que furam fira no supermercado porque estão "com pressa", como se sua pressa fosse mais importante que as dos outros. Gente que desperdiça agua, que deixa o cocô de seu poodle na rua, que joga lixo pra fora do carro. Que p**** é essa?

Hoje parece que todo mundo se acha melhor que todo o mundo. São os donos da verdade e da razão. Sempre. Parece que as leis e as regras são sempre para os outros, nunca para os "escolhidos". Cadê a humildade? Cadê o respeito pelo espaço e pelo outro? Tá dando desânimo.

O problema é de educação? Não educação formal, pelo menos. Olha o povo de Higienópolis.

Pra mim o problema é falta de chinelo! Muitas destes "escolhidos" são filhos de pais super permissivos que nunca ensinaram ao filho a respeitá-los, a respeitar os professores na escola, que sempre protegeram o filho mesmo que fosse ele quem tivesse começado a "briga na escola". Outros são pessoas que usam este comportamento para esconderem a pequenez da sua auto-estima, o vazio da sua existência. São fúteis demais pra entender o que é respeito.

E o que a gente pode fazer a respeito? Primeiro, a gente pode fazer a nossa parte e dar o exemplo. Eu me divirto ao lembrar que já fui cumprimentada na rua por uma senhora ao me ver recolher o cocô do meu cachorro num saquinho plástico. Ou da expressão de gratidão das pessoas quando você dá passagem a elas no trânsito truncado de São Paulo.

Segundo, a gente pode ensinar as crianças. Até hoje me lembro das aulas de cuidado no transito que tive no pré-primário e sou incapaz de atravessar a rua fora da faixa sem me achar uma contraventora. Se a gente não ensinar de pequeno, de grande é que não vai ensinar.

Por ultimo, se não há punição possível que eduque (infelizmente as pessoas só aprendem pela dor) a gente deveria chamar a atenção das pessoas para seus atos como se faz em outros países. Infelizmente não dá pra ficar chamando a atenção das pessoas na rua sem correr o risco de tomar um soco na cara, mas a gente pode reclamar com quem pode fazer isso. Como mandar mensagens para a ouvidoria de shoppings e supermercados para que proibam as pessoas de usar as vagas especiais, por exemplo.

A gente tem que se esforçar para ajudar a fazer do espaço social um espaço melhor para se viver. Porque senão, daqui a pouco, o espaço urbano vai virar um faroeste.

2 comentários:

Suzy disse...

Vc tem razão. Estamos muito distantes de uma verdadeira sociedade civil, as pessoas não respeitam o espaço do outro nem têm consciência da noção de coletividade. Mesmo havendo multa pra quem para em vaga de deficiente, ou recriminação das outras pessoas, de nada adianta. O pior é que as mesmas pessoas que degradam a cidade e detestam pobres e etc, as mesmas, vão pro exterior e respeitam as leis, acham lindo tipos diferentes no mesmo lugar, jogam lixo no lixo e tiram fotos dentro das estaçoes do metro. Em Higienopolis deve ter muita gente assim, com mentalidade pequeno-burguesa e atitudes baixas. Não só lá, mas em varios bairros desse lugar provinciano chamado Sao Paulo.

Tatiana G disse...

É verdade, Suzy, estes tipos que quando estão no exterior são super civilizados são os piores. Eu me referia também à essa nova classe ascendente. Vejo várias pessoas que começaram a ganhar um pouco de dinheiro e ganharam um monte de arrogância. É triste. O rapaz compra um Gol 92 e acha que por isso pode xingar os outros, desrespeitar o transito. Tá fogo.
Obrigada por comentar :-)
Bjs