terça-feira, 21 de junho de 2011

O Monstro da Separação

Gente, preciso compartilhar este texto do Ivan Martins publicado na revista Época na internet. Comentando o lançamento do filme Namorados para sempre (Blue Valentine), Ivan faz uma reflexão a respeito da dor da separação e do monstro que surge em nós neste momento.

Não tive muitas separaçoes porque fui até hoje uma pessoa de relacionamentos longos. Sou como a orquestra do Titanic que vai afundando junto com o barco até ele naufragar de vez. Não sei se isso é um defeito ou uma qualidade, mas acho que as pessoas hoje tem sido muito egoistas e levianas, pulando do barco ao primeiro sinal de dificuldade. Como é que você sabe o que é se relacionar com alguém dessa maneira? Enfim, sei que talvez por essa característica minha experiência de separação tenha sido tão dolorosa. Às vezes chego a pensar se vale a pena se jogar num relacionamento amoroso com alguém que você realmente gosta porque, se o relacionamento não vingar, você vai perder aquela pessoa pra sempre. Ela vai deixar de significar qualquer coisa boa pra você e eventualmente vai deixar de significar qualquer coisa mesmo. E puff! Você vai ficar se perguntando como foi apaixonado por aquela figura. Eu acho isso triste.

Felizes são aquelas pessoas que conseguem enxergar que o amor acabou e civilizadamente encerrar uma relação mantendo o respeito e a amizade. Pena que isso seja tão comum de se ver quanto a passagem do Cometa Halley!

Hey, mas acho que este talvez seja o tal do equilibrio do universo. Assim como há o bem e o mal, o claro e o escuro, existem os encontros e desencontros. Só tem uma separação dolorosa quem realmente se envolveu e viveu aquele amor em todas as suas delícias.

Pra quem quiser ler o texto na integra, é só clicar no link abaixo.

Tati

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI241539-15230,00-O+MONSTRO+DA+SEPARACAO.html

Nenhum comentário: