segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Do sentido da vida.

Ontem entrei num debate com uma pessoa querida a respeito do sentido da vida. Ela tentava colocar a culpa da falta de sentido na vida louca e solitária que se vive em São Paulo. Num determinado momento, coloquei que a vida em si realmente não tem sentido mesmo, e que somos nós que colocamos objetivos a serem alcançados que nos dão um motivo pra seguir adiante. Tem gente que coloca a vida profissional como objetivo, tem gente que coloca a vida familiar, umas pessoas vão fazer trabalho voluntário enquanto outras vão encher a cara, pra esquecer. A resposta dela para mim foi "Credo!".

Eis que esta na noite, voltando pra casa, liguei na radio CBN e o tema do dia no programa No divã do Gikovate foi justamente este "O que fazer quando a vida parece perder sentido?"

Gikovate começa dizendo que a vida não tem mesmo muito sentido e que quando começamos a nos questionar a este respeito é porque a gente lembrou que a vida é assim, fato que só acontece quando estamos deprimidos. Segundo ele, quando estamos bem, tendemos a ir "tocando a vida" e não pensamos muito sobre ela, pois o pensar sobre as circuntâncias da vida é algo muito dolorido. Achei interessante ele comentar que nosso problema é que não temos a capacidade de viver por viver.

Entre outras coisas ele comenta ainda a respeito do sentido buscado pelo consumo, um pouco na linha do que comenta Z. Bauman no livro Vida para Consumo que já mencionei aqui.

O programa é interativo e Gikovate responde a questionamentos dos ouvintes. Vale a pena ouvir e meditar a respeito do sentido que queremos dar a nossas vidas.

Segue o link para o programa gravado no dia 14 de setembro de 2010.
http://cbn.globoradio.globo.com/programas/no-diva-do-gikovate/2011/02/06/O-QUE-FAZER-QUANDO-A-VIDA-PARECE-PERDER-O-SENTIDO.htm

Um comentário:

Ligia Guelfi disse...

Oi, Tati!!
Concordo com vc, é a gente que determina o sentido da vida. Numas fases a gente quer uma coisa, em outras já não quer mais...e assim vamos levando. Ainda bem que é desse jeito, né?? Já pensou nunca mudar o sentido das coisas, que boring??
A capacidade de superar as frustrações e encontrar um novo sentido em velhos cenários é a gde beleza do negócio. É assim que vamos nos construindo e desconstruindo o tempo todo.
Bjoo!! :)