quinta-feira, 10 de junho de 2010

Let it all out

Ja chegamos à metade do ano. Mais um ano que está voando, um ano a mais pra gente ficar velhinho. Como faço todos os anos, comecei minha rotina de exames, colesterol, hormonios, mamografia, papanicolau, etc, etc,etc. Até agora, graças a Deus, tudo em ordem.

Estando saudável ou sofrendo de algum probleminha, a recomendação dos médicos é sempre a mesma. Boa alimentação, atividade fisica, nada de cigarro, nem de excessos de bebidas alcoolicas, e controle do estresse. Quase tudo é fácil de fazer, dificil mesmo é controlar o estresse.

Como sabe a maioria das pessoas, o estresse pode vir de diversas fontes: do trabalho, da vida familiar, do excesso de atividades e tarefas do dia a dia, da falta de dinheiro, de condiçoes externas como viver em um local violento, de desentedimentos com vizinhos, e por ai vai. Na verdade, parece que qualquer coisa é uma fonte potencial de estresse, depende de como você vivencia a situação e é aí que a estoria começa a ficar interessante.

Na minha experiencia como pessoa ansiosa e estressada, uma coisa que tem se mostrado excelente para combater o estresse e seus amigos, é falar. Como assim, falar? Falar. Expressar-se. Colocar pra fora o que você sente. Fazer com que as pessoas conheçam a sua opinião ou insatisfação a respeito de algo. É uma maravilha!

Quando estamos com problemas, quando temos que tolerar situaçoes que nos oprimem, nos humilham, nos agridem, parece que nossa pressão interna começa a subir apertando os pulmões até não conseguirmos respirar mais. Nessa hora , se não fizermos nada, podemos acabar estourando, literalmente. Eu conheço pelo menos duas pessoas que tiveram reações físicas fortes. Um amigo teve um AVC (acidente vascular cerebral, o popular derrame), outra amiga teve um ataque cardiaco aos 36 anos. Detalhe, o primeiro tinha 42. Você pode ainda estourar através de um acesso de raiva, se tornando agressivo, arrumando briga e ferindo a quem não deve. Ou pode ainda implodir, acabando numa profunda depressão.

Por isso, minha diga é, faça algo antes que seja tarde. Expresse seus sentimentos, fale com os amigos, converse com aquela pessoa que está te magoando, ou vá fazer terapia. O importante é colocar pra fora. Como dizia a antiga musica do Tears for Fears "Shout. Shout. Let it all out."

Eu recomendo ;-)

Nenhum comentário: