terça-feira, 29 de junho de 2010

INSEGURANÇA

Insegurança. Andei sofrendo muito com ela. Não só com a minha própria, mas também com a insegurança alheia a meu respeito ou a respeito da relação comigo. Por isso, corri pela internet em busca de algumas definições.


Abaixo junto alguns trechos com os links para textos na internet que falam sobre o assunto. O primeiro com uma visão clínica. O segundo com uma visão feminina e o ultimo com uma visão masculina.


Have fun!


1. "A insegurança se caracteriza por um sentimento de inferioridade, de quem não se acha digno de ser amado poe entender que é uma pessoa comum e sem atrativos. A sensação de estar sob ameaça constante também é experimentada como insegurança. A insegurança emocional nem sempre reflete a realidade objetiva, pois fatores subjetivos concorrem para ela."
...
"As decisões sobre a realização de um investimento, seja emocional ou financeiro, dependem das perspectivas das aquisições futuras e do estado de confiança nessas perspectivas ou expectativas.(...)
Na ausência do conhecimento acerca de eventos que ainda estão por acontecer ou por imprecisão acerca da maneira como os eventos irão se desdobrar será afetado o nível de estabilidade emocional manifestando-se como insegurança."


http://www.icc-br.org/art/a197.pdf


2.  "Ela se caracteriza por um sentimento de inferioridade, de quem não se acha digna de ser amada, de que não é possível que alguém ame uma pessoa tão comum e sem atrativos.

A pessoa insegura pensa que certamente surgirá alguém melhor do que ela para o seu parceiro. Ou, que talvez já exista, tentando roubá-lo de si.
Por não acreditar em si mesma, a insegura tem a impressão de que, a qualquer momento, perderá o ser amado. A insegurança feminina tem origem no medo de não ser amada e pode afetar tragicamente a sua estrutura emocional. Por não se achar digna de amor, a mulher pode fazer tudo para conquistar pequenas provas de afeição e se transformar numa escrava."

http://www.barradatijuca.com.br/revista/mulher-moderna/a-inseguranca-afasta-quem-voce-ama/


3.  "O que está acontecendo? Acostumamo-nos a relações tão frívolas, que, uma vez passada a fase da paixão inicial, temos que “moldar” a outra pessoa a serem o que queremos.. senão podemos não amá-la mais? Temos tanto ciúme da outra pessoa que não damos o direito a ela de sequer pensar diferente de nós? Obrigamos as outras pessoas a nos “amar sem impor condições”...e impomos as nossas condições a elas, sem direito a questionamento? NÃO SABEMOS MAIS OUVIR “NÃO”????"


http://papodehomem.com.br/forum/showthread.php/1583-Inseguran%C3%A7a-Emocional.

Nenhum comentário: