segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Bebendo saquê

Saquê. Bebidinha interessante. Virou moda fazer-se caipirinhas de saquê. Todo bar descolado hoje oferece a opção de diversas misturas de frutas com a bebida e eu, como muitas pessoas, fui introduzida assim a esse fermentado de arroz. Foi numa caipirinha de morango que me apaixonei, e nunca mais deixei de manter uma garrafa de saquê em casa para fazer uns drinques mais leves e fresquinhos sem pretensões a degustação.
Domingo passado, como faço vez por outra, fui dar um passeio pela feirinha da Liberdade atrás de alguma coisa apetitosa pra ajudar a aliviar a leve ressaca da noite de sábado. Depois de comer, batendo perna pelo bairro, fui parar em um café/restaurante da região em busca de um expresso. Restaurante japonês, claro. Como era de se esperar, alguém na mesa ao lado bebia saquê. Me impressionou o fato de que a tal pessoa tinha em sua sacola várias garrafas da tal bebida de tamanhos, cores, formatos e preços diferentes. A pessoa, no caso uma jovem brasileira amante da cultura japonesa, e já liberta de qualquer tipo de timidez pelo consumo de alcool, acabou por começar um papo.
O papo até que interessante, acabou desembocando na bebida, e eu e a amiga que me acompanhava, fomos convidadas a provar da garrafa já quase vazia de nossa mais nova amiga de infância.
Surpresa! Um gole na bebida mudou minha percepção sobre ela. A pessoa que pela primeira vez usou o termo suave ou redondo para bebidas, certamente havia tomado um bom saquê. Seu sabor levemente adocicado e fresco, quase frutado, foi característica da baixa temperatura em que foi servido. Pesquisando, descobri que a melhor temperatura para o saquê ser consumido é de 35º C, porque nesta temperatura se percebe melhor suas delicadas características. Injustiça minha tê-lo bebido apenas acompanhado de frutas até hoje.
Como vivemos num país tropical sou mais provar a bebida fresca mesmo, mas vale a pena provar outras características. Quem quiser dividir comigo suas impressões, é muito bem-vindo.
Para saber mais sobre nossa estrela de hoje, seguem aqui alguns links interessantes.
Ah, informação importante, já fiquei bebada de saquê, mas nunca passei mal. Isso é um plus!

http://www.culturajaponesa.com.br/htm/saque.html
http://www.japaoonline.com.br/pt/saque.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

uhuuu,, sou o 21º visitante... uhuu
o sis q história é essa de saque hein?? nem falou de mim? eu q fiquei a manhã inteira te esperando na liberdade pra te indicar as pedrinhas melhores a serem compras e não mereço nem uma frase??!?!?! q desforo uh....
brinc..
Lindo blog sussesso..
beijos do seu brodzinho..

Anônimo disse...

eeeeee lasqueira tá que tá em , mas sabe que eu acho até que vc dá pra jornalista..
Escrever é um dom!! Continue e terá bons frutos!!!
beijos
tete