quinta-feira, 28 de abril de 2011

Eu não consigo!

E lá vou eu comentar coisas que ouvi no porgrama do Flavio Gikovate. Frequentemente ouço o programa dele na CBN no radio do carro voltando pra casa aos domingos a noite, com o tempo acabei pegando gosto por ouvir os "dramas" das pessoas. Principalmente porque me fazem sentir super normal!

Uma coisa que eu achei curiosa ouvindo aos depoimentos dos ouvintes foi a frequência com que surge a frase "Eu não consigo". Onde quer que haja um problema, pode ter certeza que você vai ouvir a fatídica frase.

Podem ser relacionamentos amorosos insatisfatórios, situações difíceis no trabalho, vontade de ter uma vida diferente, a relação com uma pessoa que nos oprime na família, a insatisfação com algum aspecto de si mesmo como algum vício, insatisfação com a própria aparência, seja o que for, a grande tendência é as pessoas se acharem incapazes de mudar a situação.

Ai eu fiquei pensando, porque a gente tem tanta dificuldade de mudar uma situação? Por que é tão complicado se ver livre de um foco de sofrimento? Será medo? Será preguiça? Será comodismo? Será que a gente se acostuma a sofrer?

Acho que um pouco de tudo isso. Como a maioria dos seres humanos, também "não consigo" às vezes. Mas já melhorei muito. Tudo o que eu aprendi é que, contra o "Eu não consigo", só vergonha na cara e coragem pra assumir escolhas.

E tenho dito!

2 comentários:

Ligia Guelfi disse...

É isso mesmo, Tati!! Esse negócio de "eu não consigo" é uma grande desculpa que as pessoas arranjam pra não tomar as rédeas da própria vida. Dá a impressão de que elas ficam esperando a resposta: "Ah, vc não consegue?? Judiação... Vem cá que eu resolvo tudo pra vc..."
Eu já vivi situações em que todos acharam que eu não ia conseguir, mas consegui. O importante é vc acreditar que pode. Mas acreditar de verdade, sem ser da boca pra fora.
Bjos, amiga!!
sweetlipstick.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu acho isto, pode parecer uma falácia, mas as pessoas não mudam porque elas gostam da situação.
Por exemplo, os fumantes geralmente não conseguem parar de fumar, mas é claro, não muda porque ele gosta de fumar.
Pra mudar ele precisaria de uma razão maior que o prazer daquela situação, pois por si só ele não muda..
Mas também porque as pessoas não aceitam a sua situação? No caso do cigarro é porque elas se culpam de fumar. Porque então as pessoas não param de se culpar e passam a viver feliz com o que tem e são?
Se houver realmente uma necessidade (tipo um câncer de pulmão) elas vão mudar.. pode ter certesa disso.