quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Da Ditadura do Querer

"Você sabe o que quer? Como assim? Não sabe? Como você acha que vai chegar a algum lugar? Você tem que decidir o que quer!"
Desde cedo a gente aprende que a gente tem que ter objetivo na vida,"O que você vai ser quando crescer?" as mães perguntam pros filhos de 5 anos. Ai a gente começa a crescer um tiquinho e aprende que as pessoas mais bem sucedidas são as que sabem o que querem. Colocam toda a sua energia naquilo e realizam. São vencedores.
Faz algum sentido, mas não faz todo.
Não quero dizer que as pessoas devam viver ao sabor da maré, mas que elas não tem que ser escravas dos "quereres", dos objetivos, das certezas. Aliás a maioria das vezes não é a gente que quer alguma coisa, são as outras pessoas que decidem o que a gente quer. Sei não. Quantas pessoas frustradas não ficam no caminho? Tantos as que não realizam quanto as que atingem seus objetivos, realizam seus desejos.
Meu pai outro dia me disse "a posse é a morte do desejo". Sim, você deseja algo, com toda a sua força, a partir do momento que consegue o que quer, o desejo morre. Aí você fica sem objetivo e tem que ir em busca de um outro querer. É uma eterna corrida.
Certezas? Quem consegue ter alguma? Quem consegue ter uma vida linear, em que seus interesses são sempre os mesmos? Não mudam nunca? Que tédio.
Eu não quero TER que querer nada, só quero estar com quem gosto, onde gosto, fazendo o que gosto.
Utópico?

Tati

Um comentário:

Anônimo disse...

Nada melhor do que ficar com quem a gente gosta e fazer o que a gente gosta. É daí que surge aquele "querer"autêntico, de dentro pra fora, de coração. Não aquele que nos é imposto e que aflige e que vira obrigação. Melhor ainda quando esse "querer" nasce em nós e na pessoa de quem gostamos, compartilhado.

Beijos!
Suzy