quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A PAZ

O que é Paz? Lá no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Paz você acha isso aqui.
"Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pax = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objectivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo."

Ora, se ela é desejada por todos, onde podemos encontrá-la? Onde mora a Paz ? Ah, a Paz mora em muitos lugares, nenhum fora de nós. Sempre existe uma porção de Paz do lado de dentro. Mas acontece que nossa Paz é envolta por uma membrana permeável. Há pessoas, lugares, imagens, ações que carregam em si uma Paz que ultrapassa essa membrana e faz a nossa crescer. Infelizmente ocorre o mesmo no sentido contrário. Há aquelas coisas que tiram a nossa Paz.
E como você pode obter esse tal estado de espírito isento de ira, desconfiança e de todos os sentimentos negativos? Bom, comece eliminando da sua vida as coisas que tiram a sua Paz. As coisas que te causam sentimentos ruins, como a raiva, a mentira, a opressão. Assim como a tão almejada Paz, as emoções negras também moram em você, mas podem e devem ser expulsas como inquilinos indesejados. Depois vá mudando a porosidade da membrana da sua Paz, até que a sua nunca se perca ou se reduza, só se alimente e alimente a dos outros. Até que você seja luz. Até que você seja um com Deus. Natural.
(...)
Sejamos simples e calmos
Como os regatos e as árvores
(...)

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo o texto, adorei! Como dizia o poeta, "até que venha a manhã trazer leite, jornal e calma..."
Beijos!
Suzy