sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Eu achava que sabia

Eu achava que sabia tudo. Achava que sabia o que era preciso pra um relacionamento ser feliz. Descobri que não sei tudo, e isso não é ruim. We live we learn. We love we learn. Ja cantava Alanis Morriseti.

Eu achava que o amor era tudo, que bastava ele existir, mas o que aprendi é que não basta amar, é preciso saber amar. E isso implica em ser feliz com a felicidade do outro, implica em tolerancia, em cuidado com o ser amado. Se a felicidade do outro não traz felicidade, se não há cuidado com aquele nosso bem mais precioso, não acredito que seja amor.

É preciso dialogo também, e isso não quer dizer só pronunciar palavras, mas sim conseguir abrir os ouvidos, porque a gente se fecha em nossas posições, só escuta o que é capaz ou quer ouvir.

É importante saber calar na hora certa.

É preciso saber perdoar. Ao outro e a si mesmo.

É preciso saber que do outro lado tem um ser humano. Que também tem fraquezas, erra, mas também acerta e pode estar com a razão.

É preciso sonhar com um futuro juntos.

É preciso conseguir viver o presente com alegria.

É preciso admirar a pessoa amada.

É preciso manter a sedução acesa pra gente não virar parente.

E acima de tudo, é preciso amar a si mesmo. Quem não ama a si mesmo, coloca no outro o peso de amar por duas pessoas e culpa o outro por não ser capaz de fazê-lo feliz. E isso é desumano.

I'm human and I need to be loved. Just like everybody else does. (The Smiths)

Nenhum comentário: