sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O Ano é Novo de Novo

E o ano é novo de novo.

Me assustei nas ultimas semanas ao me dar conta que, sim, 2008 estava no fim. 2008 que começou cheio de esperança, foi um ano de novos caminhos, decepções, um fim dificil, mas acabou cheio de determinação e renovação das esperanças. Como sempre.

Esperança é um sentimento engraçado. Até irracional eu acho. Mas sem o qual a gente não consegue viver. O homem vive na esperança do recomeço, na esperança de que tudo agora vai dar certo, que o sofrimento acabou. A gente sabe que não acaba, mas a gente tem esperança. Interiormente sabemos que o verão não dura pra sempre, da mesma forma que não dura o inverno, mas ainda assim esperamos vir a ser como aqueles passaros que migram para o sul no inverno do hemisfério norte, ou dormir na época de privações como os ursos. Seria bom podermos migrar do tempo de sofrimento para a felicidade sem fim? Parece uma ideia atraente, mas eu duvido que o ser humano conseguisse viver assim. Gente é um bicho estranho, vê beleza na dor. É um prazer masoquista, recompensado pelo alivio do fim do sofrimento. Pelo menos por um tempo.

Tudo o que eu sei é que parar de sofrer é uma decisão das mais dificeis na vida de uma pessoa. A pessoa está gorda e deprimida, com baixa auto-estima, pressão alta, mas não faz dieta. A mulher apanha do marido, mas não larga o desgraçado por medo da solidão. O emprego tá uma droga, você se sente pisado e diminuido pelo chefe, ou pelos colegas, ou não tem satisfação no que faz, mas não procura alternativas porque o mercado tá dificil, os salarios são baixos... É uma tal inércia, mas vem o ano novo e você renova a esperança de mudar isso e segue vivendo. Uma minoria das pessoas consegue fazer o que se propôs, e são admiradas pela sua "força". Já a maioria vai deixando pra amanhã, até que o final do ano se aproxime e quando ela estiver perdendo a energia, vai pular sete ondas e se recarregar de novo.

Eu também tenho esperanças pra esse ano. Espero passar para o time dor "fortes", fazer com que a vida volte a ter um ciclo de altos e baixos no mínimo iguais, não só, ou predominantemente, baixos. Eu espero voltar a viver em harmonia comigo mesma, e com as pessoas que eu amo. Eu espero não mais me entregar à chantagem do medo. Do medo da velhice, do medo da solidão, do medo da falta de amor. Eu espero perder a barriga, também!

Seja lá o que for a coisa que você tiver se prometido, não deixe pro próximo ano. O tempo está passando rápido demais pra gente deixar que o inverno prevaleça.

Este texto é de mim para mim mesma.

Tati

P.S. só pra explicar, as aspas nas palavras força e forte, são porque eu não acho que sejam tal coisa, pra mim a tal de força neste caso chama-se vontade.

Um comentário:

Anônimo disse...

texto ootimo de Novo Ano..
tenho esperanças, mas confesso que as vezes o inverno me domina por mais tempo que o necessário..

tô curiosa agora pra ler os outros posts!! rs
beijo!!