quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sobre a manada

Estou impressionada com o que está acontecendo com os mercados. Mais impressionada ainda com a maneira com que as pessoas se comportam frente a tudo o que está acontecendo. Eu não entendo bem sobre os motivos economicos por trás de toda esta crise financeira, bom, na verdade até entendo, mas é uma explicação que dá preguiça...

O que mais me chama atenção é este tal de efeito manada, quando os operadores compram ou se desfazem em massa de um determinado bônus ou ação. Se os efeitos ficassem só alí no mercado financeiro, tudo bem, tem mais gente especulando do que empresas fazendo aporte de capital. Mas o que me preocupa é quando esse movimento chega lá embaixo onde habitamos nós, o povão.

Eu, o povo, escuto falar que a bolsa despencou, que vem uma crise por aí, que vem recessão, aí eu fico com medo de perder meu emprego e começo a querer juntar dinheiro, porque me endividar pode ser perigoso. Aí eu reduzo meu consumo, as empresas vendem menos, reduzem a produção, cortam empregos, e assim vai. É recessão mesmo. Haja visto o que está acontecendo nos Estados Unidos. O maior medo dos "investidores" atualmente é ver que o consumo interno americano se reduziu.

Me lembro de nos idos de 1992, tempos de inflação galopante, eu, estudante de graduação na USP, assisti a uma palestra do Eduardo Ganetti onde ele explicava sobre como nossa memória inflacionária alimentava a própria inflação. Sobre como ao criar mecanismos para nos defendermos da inflação, tipo os gatilhos salariais, os indexadores, a própria sociedade alimentava a escalada dos preços. Achei aquilo tão interessante, tão diferente do que eu tinha aprendido sobre oferta e demanda nas minhas aulas de economia, que não esqueci nunca.

A sensação que tenho é que o razão se perdeu faz tempo. As coisas funcionam muito mais baseadas em mecanismos psicológicos do que em modelos matemáticos, científicos, racionais. Parece que o coitado do projeto iluminista se perdeu faz tempo. E viva Freud!

Tati Sister

Pra quem quiser ler mais sobre o tema os links abaixo são interessantes. Este primeiro traz um artigo retirado do jornal Valor Econômico.
http://financascomportamentais.blogspot.com/2008/02/crise-e-finanas-comportamentais.html

http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-gerais/2007/marco-2007/a-origem-do-efeito-manada/

Nenhum comentário: