quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Cosmos

Semana passada fui dar um passeio pela Pinacoteca para fazer 2 das coisas que mais gosto, tomar café expresso e tirar fotos. O prédio restaurado é lindo, o acervo super interessante e o café que você encontra lá, além de super charmoso, tem uma torta brownie de enlouquecer.
Mas é claro que nem só destes pequenos prazeres se alimenta a minha alma. Fui dar uma volta pelas exposições e, amante da fotografia que sou, me deliciei ao dar de cara com Cosmos: Três Olhares sobre a Rússia, que dizem ser a maior exposição já realizada na Pinacoteca do Estado. Na mostra são apresentadas 190 imagens (em cores) que constituem a segunda fase de um projeto iniciado em 2005 chamado "Era uma vez em Havana", e que se encerrará em 2009, com trabalhos sobre a China.
Para esta exposição, os fotógrafos Ricardo Barcellos, Paulo Mancini e Mauricio Nahas viajaram à Rússia em agosto de 2006 para registrar a vida nas cidades de Moscou e São Petersburgo e compreender o período que separa a Perestroika (abertura político-social que se iniciou na então União Soviética em 1985) dos dias atuais.
Amei o que vi, e me surpreendi com as expressões que encontrei nos rostos das pessoas retratadas. Um povo que me pareceu, ao mesmo tempo, muito marcado e muito alegre, vivendo numa sociedade que, apesar de aberta ao ocidente, ainda vive a herança do período do comunismo. Cosmos é um deleite de cor e expressividade. Vale muito a pena ver.
Para quem curte fotografia, fica a sugestão. E não se esqueça, a exposição fica até 04 de novembro de 2007

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Luz. (11) 3229-9844. Terça a domingo, das 10 às 18 horas. R$ 4 e meia entrada. Grátis aos sábados

(Tati Sister)

Nenhum comentário: